domingo, 22 de agosto de 2010

Analisando a TV - O Formigueiro



Programa O Formigueiro - Band

O programa em questão é O Formigueiro, que se passa aos domingos na TV Bandeirantes por volta das 19 horas. O programa é destinado ao público jovem em geral.
O programa conta com a participação do apresentador Marcos Luque com 2 personagens as formigas Tana e Jura que entrevistam um celebre convidado que comentam variedades, vídeos da internet e conhecem a partir de outro apresentador o cientista Dr. Cido e seu auxiliar capa preta a aprtir de experiências e curiosidades e aprendem mágica com o ilusionista Ricardo Malerbe.
O formigueiro é um programa de entrevistas comuns que apresentam as idéias esclarecidas e apresentadas pelos convidados, sempre com tiradas inteligentes e sem noção, a partir do tema humor, em cima do diálogo entre o entrevistador e o entrevistado.
É um programa de massa, que consegue abrir um leque de variedade de opiniões baseadas no cotidiano e também nos assuntos em pauta na mídia, sempre respeitando as variedades étnicas, tribos, opção sexual, sempre com bom humor, caçoando de tudo no ritmo de perco o amigo mas não a piada.
Não acredito que o programa seja exibido em formas subliminar, pois ele não esconde e nem propõe uma rígida opinião ao apresentar qualquer conceito, as reflexões são citadas a partir da conduta da entrevista, dando assim a liberdade do telespectador concordar ou discordar do que o apresentador ou entrevistado coloca.
O programa critica sempre com tiradas humorísticas a não mistura por meio do preconceito de qualquer credo, raça ou opção sexual, mesmo um programa para jovens possui dois personagens imaginários, elementos de cenografia de pelúcia, criando assim um ambiente lúdico não indicado diretamente para crianças, mas isso causa conforto e apego para as crianças que o assistem.
O apresentador principal Marcos Luque tem uma conduta jovem, se veste de forma esporte fino, tanto quanto com um simples jeans, de estatura média, magro e com um cabelo “pixaim” moderno, por tanto essa variedade e liberdade não se aplica aos outros personagens, o cientista que veste um jaleco branco, usa um grande óculos de grau, e seu ajudante que usa uma grande capa preta e óculos escuros. A partir daí caca personagem incorpora seu figurino a partir do que estamos acostumados aos comparativos.
Não existe uma comparação entre beleza, estética ou tribo, tudo é levado na brincadeira e as diferenças corporais e gestuais também são escachadas com um humor saudável, sem preconceito.
Mesmo o programa acreditando em um humor benigno acima de tudo, todos os personagens sofrem algum tipo de bulling controlado de certa forma.
Acredito na forma de criação dos personagens, sempre reforçando e propondo que o jovem tenha mais opinião, promovendo o estereótipo crítico e político.
O programa apresenta apenas propagandas comerciais em horário de intervalo.
A programação de comercial variada não se altera na questão venda a um tipo de consumidor.
Este programa assim como a maioria dos programas podem influenciar sim de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar. Acreditando que também o formato do programa foi baseado em um quadro apresentado por Marcos Luque, a partir do CQC (Custe o Que Custar), todo programa de TV que o telespectador se agrada tem a tendência de modificar o comportamento de quem o assiste.
O programa tem a idéia de tocar em questões que normalmente o entrevistado não teria que responder em outras emissoras, as vezes até os colocando em saia justa, mas deixando bem claro a insatisfação ou satisfação no tema abordado. Acredito que para a sociedade as idéias do programa possa a vir a interferir na forma em que o jovem encara o seu dia a dia perante as idéias sócias culturais e políticas.
Acredito que o programa dentro da emissora tem um caráter próprio, o vejo em uma linha que necessita de poucas alterações ou quase nenhuma, pois na programação encontra outros programas como A Liga e o CQC que as vezes abordam o mesmo assunto, mas mostrando de ângulos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário